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É sério, feedback não funciona!

  • Foto do escritor: Luciana Sutti
    Luciana Sutti
  • 29 de set. de 2023
  • 2 min de leitura


Para te ajudar a se apropriar de sua carreira, quero comentar hoje sobre um artigo de Marcus Buckingham e Ashley Goodall que saiu na Harvard Business Review: "The feedback fallacy". Link: https://hbr.org/2019/03/the-feedback-fallacy


As 3 falácias do feedback estão baseadas no egocentrismo - isto é, o gestor achar que o caminho dele é necessariamente o caminho dos outros.


1a. Falácia: As outras pessoas estão mais conscientes do que você das suas fraquezas.

O que as pesquisas mostram:

  • Os humanos não são avaliadores confiáveis de outros humanos.

  • O feedback é mais distorção do que verdade.

  • O único domínio em que os humanos são uma fonte incontestável de verdade é o dos seus próprios sentimentos e experiências.

2a. Falácia: Para adquirir certas habilidades outras pessoas devem ensiná-las a você.

O que as pesquisas mostram:

  • A aprendizagem acontece quando vemos como podemos fazer algo melhor, acrescentando alguma nova nuance ou expansão à nossa própria compreensão.

  • Aprender é reconhecer, reforçar e refinar o que já existe.

  • A "fiação" do seu cérebro é totalmente única. A aprendizagem tem de começar por encontrar e compreender esses padrões – os seus padrões, não os de outra pessoa.

“Conexões adicionais são, portanto, mais como novos botões em um galho do que como novos galhos”. Joseph LeDoux

3a. Falácia: O desempenho excepcional é universal, analisável e descritível e que, uma vez definido, pode ser transferido de uma pessoa para outra, independentemente de quem seja cada indivíduo.

O que as pesquisas mostram:

  • A excelência tem seu próprio padrão. Se você estudar o fracasso, aprenderá muito sobre o fracasso, mas nada sobre como alcançar a excelência.

  • A excelência é idiossincrática e não pode ser aprendida através do estudo do fracasso, nunca poderemos ajudar outra pessoa a ter sucesso comparando o seu desempenho com um modelo pré-fabricado de excelência, dando-lhe feedback sobre onde ela falha no modelo e dizendo-lhe para preencher as lacunas. Essa abordagem só a levará a um desempenho adequado.

  • Excelência é um resultado.

Clique aqui para avaliar qual é sua verdadeira intenção ao dar feedback.

E se você recebeu péssimos feedbacks, aprenda a filtrar o que é seu e o que é somente espelhamento do seu gestor.


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Vamos crescer juntos!🚀🚀🚀


Grande abraço,

Luciana

 
 
 

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