Somos nossas sinapses
- Luciana Sutti
- 23 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Não existem dois cérebros iguais. Cada pessoa tem 860 quatrilhões de conexões sinápticas entre suas duas orelhas.
Ned Herrmann detalhou a diferença entre o estilo cognitivo das pessoas através de um teste de dominância cerebral em 4 quadrantes: hemisfério cerebral direito ou esquerdo; sistema cortical frontal ou sistema límbico, e deu a cada quadrante uma cor diferente.
O estilo cognitivo determina o que as pessoas valorizam, pensam, como filtram as informações, como se relacionam e como tomam decisões.
Em seu estudo, verificou que pessoas com dominância de sinapses no hemisfério cerebral esquerdo e sistema cortical frontal são mais racionais, excelentes para resolver problemas, focadas em resultados (cor azul). Pessoas com estilo cognitivo dominante no hemisfério cerebral esquerdo e sistema límbico tendem a serem focadas em processos, qualidade, planejamento de tempo. Buscam controle, previsibilidade, tem plano B. São sensitivas e responsáveis (cor verde). Já os que tem dominância cerebral no hemisfério cerebral direito e sistema cortical frontal, são pessoas criativas, de visão, que reconhecem padrões e possibilidades. São conceituais, com foco no futuro (cor amarela). Finalmente, as pessoas com hemisfério cerebral direito e sistema límbico mais ativos, são mais relacionais, buscam harmonia. Tem valores e princípios muito fortes e prezam a comunicação e colaboração (cor vermelha).
Como bem disse o neurocientista americano Joseph Le Doux: “Somos nossas sinapses”.
Portanto, cada ser humano tem um cérebro único, capaz de dar contribuições únicas.
Como gestores, podemos aproveitar a diversidade de estilos cognitivos e fortalezas de nossos colaboradores para construirmos uma equipe de alto rendimento.
Commentaires