Qual seu superpoder?
- Luciana Sutti
- 14 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Ao atender uma executiva com burnout, perguntei para ela:
-Qual seu superpoder?
-Não tenho nenhum... - ela me respondeu, e continuou: Inclusive, estou sendo mal avaliada neste novo cargo que fui "convidada" a assumir.
Contei para ela que, quando criança, adorava assistir a Liga da Justiça, brincava de "Super Gêmeos, ativar!" com minha irmã e que gostaria de ter o poder de falar com os animais.
Foi primeiro momento que ela sorriu durante a sessão, e disse: "Desde criança sempre quis ter o poder da invisibilidade..."
A conversa continuou, agora com um pouco mais de abertura para ela enxergar alguns pontos cegos sobre sua performance na posição atual na empresa. Mas o quero trazer neste artigo é um ponto muito importante no processo de autoconhecimento: o reconhecimento do nosso superpoder.
Isso é tão importante, pois é só a partir deste reconhecimento que é possível estruturar qualquer plano de ação, produto final de qualquer processo de coaching.
Quer aumentar sua capacidade de liderança? Sua influência? Tenha consciência de qual é o seu talento especial, isto é, o que você faz bem que é reconhecido como valor pelas pessoas.
Por exemplo, o superpoder do Homem Aranha é lançar teias e se pendurar nos prédios.
Imagine se agora ele for "convidado" a trabalhar no fundo do mar? Ele não vai performar tão bem, concorda? Mesmo que faça um PDI robusto, diversos cursos e formações, nunca vai conseguir usar o máximo do seu potencial. Vai olhar para o lado, se comparar com o Aquaman, se achar um impostor e entrar em burnout...
Por isso, reafirmo: conhecer qual seu superpoder é fundamental para você escolher em que ambiente profissional você quer estar.
O que você faz, naturalmente e sem esforço, que é especial?
Qual é o seu maior talento ou qualidade?
Perguntas simples, mas difíceis de responder, não é mesmo?
Da próxima vez que você sentir insatisfação ou angústia no ambiente de trabalho, pergunte-se: estou usando meu superpoder?
Comments