Produtividade = Mente Saudável
- Luciana Sutti
- 30 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2019

Uma mente saudável emerge de um processo chamado “integração” - a ligação de diferentes componentes de um sistema. Ou seja, de um processo incorporado e relacionalmente integrado que regula o fluxo de energia e informação cerebral.
Quando nós variamos o foco de atenção com atividades mentais diferentes, nós damos ao cérebro oportunidade para se desenvolver de diversas maneiras.
Existem 8 atividades mentais essenciais que devem ser integradas em nossa vida. Elas podem ser organizadas em 4 eixos:
1) Foco X Desconexão
Foco - Quando nos concentramos nas tarefas de uma maneira orientada por objetivos, com atenção plena, enfrentamos desafios que fazem conexões profundas no cérebro.
Desconexão - Quando estamos sem foco, sem qualquer objetivo específico, e deixamos nossa mente vagar ou simplesmente relaxar, ajudamos o cérebro a se recarregar. Cada um ativa este momento de um jeito: no banho, dirigindo, lendo um livro, andando no parque. Você sabe qual o seu?
2) Lazer x Rotina
Lazer - Quando nos permitimos ser espontâneos ou criativos, desfrutando de novas experiências, ajudamos a fazer novas conexões no cérebro. É gratificante por si só.
Rotina – Quando estamos fazendo atividades repetitivas com atenção, ajudamos o cérebro a relaxar e treinamos ficar no momento presente. Pode ser até estendendo roupa ou lavando louça, por exemplo.
3) Conexão x Meditação
Conexão - Quando nos conectamos com outras pessoas, idealmente presencialmente, e quando aproveitamos nossa conexão com o mundo ao nosso redor, ativamos e reforçamos o circuito relacional do cérebro. Nesta hora, estamos abertos para fora.
Meditação - Quando refletimos silenciosamente internamente, focalizando sensações, imagens, sentimentos e pensamentos, ajudamos a integrar melhor o cérebro. Nesta hora, estamos voltados para dentro.
4) Atividade física x sono
Atividade física - Quando movemos nossos corpos, aerobicamente, fortalecemos o cérebro de várias maneiras. Além de facilitar a meditação, atividade aeróbica três vezes na semana libera BDNF (brain derived neurotropic fator), molécula responsável pela geração de novos tecidos neurais.
Sono - Quando damos ao cérebro o descanso de que precisamos, consolidamos a aprendizagem e recuperamos das experiências do dia. Quantas horas é o ideal? As horas necessárias para que você, subjetivamente, tenha a sensação de que foi suficiente.
Ao se envolver todos os dias em cada uma dessas rotinas, você promove a integração em sua vida e permite que seu cérebro coordene e equilibre suas atividades. Essas atividades mentais fortalecem as conexões internas do seu cérebro e suas conexões com outras pessoas e com o mundo ao seu redor.
Qual delas está faltando em sua vida? Há algum eixo mais desequilibrado? Este é um bom assunto para conversar com seu coach.
Saiba mais em: http://www.mindplatter.com/
Comments