top of page

Em busca da coerência

  • Foto do escritor: Luciana Sutti
    Luciana Sutti
  • 29 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Sempre digo que ter filhos acelera a evolução. Somos diariamente confrontados com as nossas sombras e convidados a dar respostas diferentes das que estão já programadas.

Foi o que aconteceu comigo. Trabalho com desenvolvimento humano e sei da importância de sermos nós mesmos. Respeito à nossa singularidade e individualidade é o primeiro passo para uma vida plena e feliz.

Também sei que ensinamos com o exemplo. E temos alunos dedicados dentro de casa, que escrutinam cada detalhe do que fazemos (ou deixamos de fazer) e nos apontam sem dó as nossas incoerências.


Meu filho de 5 anos tem lindos cachinhos. Mas está infeliz com eles.


- Mamãe, penteia meu cabelo para ficar lisinho?


- Seu cabelo é lindo cacheado assim, filho!


- Mas mamãe, quero ter cabelo liso como o seu.


- A mamãe também tem cabelo cacheado, filho. Só que a mamãe vai no cabeleireiro para que fique mais lisinho.


- Então você não gosta dos cachinhos em você?


Silêncio constrangedor. Fico em dúvida se foi uma pergunta ou um soco no estômago. Passa um filme na minha cabeça, das dificuldades em lidar com meu cabelo na adolescência, de como sempre achei que o inventor da escova progressiva merecia receber o Nobel e faço as contas em silêncio: “Faz quase 18 anos que faço progressiva... será que lembro como eu era?” E a pergunta mais dolorida: “Será que vou gostar de quem eu sou?”


- Não gosta, mamãe? – Felipe insistiu.


- Gosto sim, gosto muito dos meus cachinhos, filho, e a partir de agora vou deixar o meu cabelo ficar enroladinho como o seu!


Em 2017 já havia iniciado a busca pela coerência entre meu propósito de vida e minha trajetória profissional. Semana passada comecei mais uma transição, não mais de carreira, e sim uma transição capilar. Confesso que tem sido um exercício diário, gostar de mim como eu sou, para que meu filho goste dele como é. Estou feliz por ter me libertado de mais um grilhão que me prendia às expectativas dos outros e da sociedade.


No jogo da vida em busca da coerência, mais uma etapa concluída! Passei de fase! Estou curiosa para conhecer quais outros convites receberei da vida para ser cada vez mais autêntica e livre!






 
 
 

Comments


2023 Luciana Sutti Desenvolvimento Humano Ltda.  ALL RIGHTS RESERVED

  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
bottom of page