Como exercitar o músculo da atenção?
- Luciana Sutti
- 17 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

Hoje em dia, com os meios digitais sendo fonte de distração, treinar habilidades para incrementar a atenção é uma necessidade de saúde pública. Mobilizar a atenção é uma capacidade que podemos aprender, ensinar e aperfeiçoar em nós. Sem atenção nada se aprende.
Como exercitar o músculo da atenção?
Todos os métodos de meditação, na sua origem, são práticas de fortalecimento da atenção. Meditação não é uma posição, é um estado de atenção a ser criado. Não é um processo mecânico.
Fazendo um paralelo com esportes, podemos dizer que meditação é uma palavra usada para descrever uma grande variedade de práticas contemplativas, assim como esporte refere-se a uma ampla gama de atividades atléticas.
Assim como os treinos regulares o deixam em melhor forma física, praticamente qualquer tipo de meditação aumentará a sua aptidão mental em algum grau. E, logicamente, os resultados finais variam conforme o que a pessoa efetivamente faz. Parece ter um algoritmo dose-resposta, conquistando-se mais benefícios à medida que nossa dedicação pessoal é maior.
Cada variedade de meditação tem seu próprio perfil neural, como comprovou o Instituto Max Planck de Cognição Humana e Neurociências em Leipzig, na Alemanha:
Focar a respiração = método de relaxamento, calmante
Monitorar pensamentos = não trouxe relaxamento - exige esforço mental consciente para voltar a monitorá-los após ter sido arrastado por eles.
Bondade amorosa = criou estado mental positivo, mas não relaxamento
O importante é encontrar uma prática de meditação que o agrade e manter-se nela com regularidade.
Comentarios