top of page

A verdade é uma pedra preciosa

  • Foto do escritor: Luciana Sutti
    Luciana Sutti
  • 18 de out. de 2018
  • 3 min de leitura


Como apresentar a verdade, ainda que relativa, às pessoas? Cuidando para que as pessoas não se sintam excluídas, ameaçadas ou desvalorizadas. Este conto ilustra bem o que quero dizer:


"Certo dia o rei sonhou que perdera todos os seus dentes. Então mandou chamar um sábio que soubesse interpretar sonhos.


O sábio chegou e disse:


– Que desgraça! Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade! Todos os vossos familiares vão morrer…


– Que insolência! – gritou o rei, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa?! Fora daqui! – Chamou a guarda real e ordenou que lhe dessem cem chicotadas.


Mais tarde, mandou que trouxessem à sua presença outro sábio, para que interpretasse seu sonho. Este, depois de escutar com toda atenção, disse:

– Meu senhor! Grande felicidade vos foi reservada! O sonho significa que vossa majestade vai viver mais que todos os vossos parentes!


O semblante do rei iluminou-se com um grande sorriso e ordenou que dessem ao sábio cem moedas de ouro.


Quando o sábio saía do palácio, um cortesão, admirado, perguntou:


– Como é possível? A sua interpretação do sonho foi a mesma que a do primeiro sábio. Porém ele ganhou cem chicotadas enquanto recebestes cem moedas de ouro. Como conseguistes?!


– Meu amigo, – disse o sábio – a verdade é uma pedra preciosa. Você pode oferecê-la como uma jóia em uma caixinha forrada de veludo ou atirá-la na cabeça da pessoa."



Por que as pessoas se ofendem mesmo que estejamos falando a verdade? Temos comportamentos que são atávicos, isto é, vem desde os primórdios do desenvolvimento da nossa espécie. São eles:


1) Necessidade de pertencimento

Somos uma espécie gregária. Precisamos dos outros para sobreviver. No tempo das cavernas, ser excluído do bando era praticamente uma sentença de morte. Ser aceito pelos outros é uma necessidade que está presente em maior ou menor grau em todas as pessoas. Por isso, ao interagir com as pessoas, uma estratégia para aumentar a probabilidade dela estar aberta a lhe ouvir é evitar que a pessoa se sinta excluída.


2) Necessidade de segurança

Assim como os outros animais, o homem também precisa de um local para se abrigar e de alimento. Grande parte do nosso circuito neuronal é baseado em comportamentos animais de sobrevivência de luta ou fuga (ver post no blog Sobre os nossos 3 cérebros). Muitas pessoas sentem que precisam controlar tudo, e sofrem com as incertezas. Esta necessidade de controle deriva da necessidade de se sentirem seguras e assim "sobreviverem". Neste caso, a dica é evitar que a pessoa se sinta ameaçada e deste modo não entrem na química de lutar ou fugir.


3) Necessidade de se sentir capaz

Todos nós nascemos com um potencial de sermos humanos. Isto é, sairmos das programações recebidas e usarmos o córtex pré frontal para tomar decisões conscientes. Em maior ou menor grau, todo o ser humano tem a necessidade de ser reconhecido, de ser importante. Podemos perceber que toda a criança quer ser valorizada pelos seus pais, e disputam este amor com os irmãos. Por fim, a recomendação para que as pessoas estejam dispostas a lhe escutar é valorizá-las em suas potencialidades.


Sabendo que estas são necessidades presentes em todos os seres humanos, fica claro que usar frases como "É óbvio que isso está errado", "Não é bem assim", "Que idiotice", não faz o outro estar disponível para ouvir o que você tem a falar.


Assim com as pedras preciosas precisam estar em uma caixinha forrada de veludo para serem aceitas, a verdade precisa ser oferecida através de palavras que incluam, confortem e reconheçam o que o outro tem de melhor.

E você, sabe ouvir? Consegue analisar qual das 3 necessidades você apresenta em maior grau? Tem dificuldade de dizer não? Detesta mudanças e incertezas? Espera sempre o reconhecimento dos outros? Não consegue ficar sozinho? Quer controlar tudo e todos? Quer aplausos? Reconhecer estes pontos é uma excelente ferramenta de auto-conhecimento. E talvez possa ser um destes aspectos que estejam impedindo você de conseguir os resultados que deseja alcançar.

 
 
 

Commentaires


2023 Luciana Sutti Desenvolvimento Humano Ltda.  ALL RIGHTS RESERVED

  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
bottom of page