Do outro lado da vaga
- Luciana Sutti
- 9 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Já reparou que o recurso mais escasso nos dias de hoje é o tempo?
Se você está buscando um recolocação e disparando seu currículo a torto e a direito, está perdendo seu tempo. E pior, fazendo os outros também perderem tempo.
Então, para você que procura uma oportunidade de trabalho, vou te trazer a real de quem está do outro lado, oferecendo uma vaga. Meu objetivo é te ajudar a ver o cenário mais amplo. De certo modo, eu estou num papel privilegiado: atendo tanto pessoas que estão em busca de seu próximo passo profissional como também empresários e empreendedores que precisam estruturar seu negócio e formar sua equipe.
Então, é desta perspectiva mais ampliada que quero compartilhar neste artigo 3 regras de ouro para você que está buscando uma oportunidade de trabalho.
1) Tenha clareza do que quer
Alguém já disse que não há vento favorável para quem não sabe onde quer chegar. Obter clareza do seu próximo passo de carreira é o foco do Pathfinder Coaching Program.
Se seu objetivo é um cargo gerencial, não se candidate a uma vaga de analista.
Entenda que, se há uma vaga de analista, é o que a empresa necessita no momento.
"Mas vai que aparece vaga para gerente também... já ficam com o meu currículo."
Vão ficar é com raiva de você! Vaga não "aparece" - vaga é discutida, avaliada, tem que ter justificativa, bugdet. Ou seja, houve muito trabalho de bastidores para a vaga "aparecer".
2) Avalie se preenche os requisitos da vaga
Se você só lê o título da vaga e já manda seu currículo, pare com isso agora.
Houve todo um trabalho para definir os requisitos da vaga. Foi pensado no tipo de formação, tempo de experiência, etc. Leia com atenção e não perca seu tempo mandando currículo para uma vaga onde você não preenche os requisitos mínimos.
"Não tenho experiência nesta área, mas eu aprendo rápido, tenho muita garra e força de vontade".
Não tenho dúvida disso! Porém existe uma curva de aprendizagem. E muitas vezes a empresa não tem ninguém que possa ensinar você na velocidade que ela precisa. Por isso, muitas empresas contratam alguém com experiência, que já possa entrar jogando.
3) Mantenha seu networking ativo
Um dos erros que mais vejo nos meus atendimentos de coaching de carreira é só retomar o networking após perder o emprego.
E atenção: manter networking não é mandar seu currículo para toda a vaga que aparece, para "sondar" o mercado e "ver o que dá".
Manter seu networking ativo significa você manter contato com ex-colegas, amigos, SEMPRE.
Marque aquele café ou ligue para contar a eles que está buscando uma recolocação profissional, ou que quer fazer uma transição de carreira para outra área, ouvir sobre o mercado, saber quais os anseios profissionais deles também. É uma via de mão dupla.
Sabia que 80% das vagas não aparecem no LinkedIn? São nestas trocas informais que se fica sabendo das oportunidades que não são divulgadas.
Então, use seu tempo para cultivar bons relacionamentos profissionais. É a melhor estratégia para conseguir as oportunidades que deseja!
Luciana Sutti Martins, PhD é criadora do Pathfinder Program, que une o melhor do coaching e da astrologia para você chegar lá.
Hozzászólások